logo

CONTRA AS IMPORTAÇÕES DE LEITE

Dr. Leonardo pede que Governo Bolsonaro diminua as importações de leite

A demanda chegou ao parlamentar através do diretor presidente da Coopnoroeste, Mizael Barreto, e do diretor vice-presidente, Silvio Henrique.


Por Assessoria | Jardel Arruda

img

Deputado Federal Dr. Leonardo. (Foto: Arquivo Popular Online)

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT)  levou informações ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a crise da cadeia leiteira, em especial para o produtor familiar de Mato Grosso, causada pela alta dos insumos básicos e queda do preço do litro do produto devido o aumento da importação, e cobrou soluções práticas do Governo Federal. A reunião foi realizada na quarta-feira (24), com o Secretário Executivo do Ministério, Marcos Montes.


“Alguma coisa precisa ser feita antes que seja tarde demais. E não vamos descansar enquanto os produtores de leite não forem atendidos, porque o que está em jogo é a viabilidade de toda produção leiteira por pequenos produtores no Brasil. Caso o preço do leite continue a cair, a economia das bacias leiteiras vai entrar em uma crise sem precedentes. O Governo Federal já ouviu outras vezes o clamor da população do campo e acredito que fará isso de novo”, afirmou Dr. Leonardo.


De acordo com o parlamentar, que é Coordenador do Grupo de Trabalho de Alimentação e Saúde para o Centro Oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o dólar alto tem aumentado o custo dos insumos básicos para produção de leite, como a ração que tem base na soja e o milho, e a importação vem aumentando desde 2020, pressionando para baixo o preço do litro do leite.
 


“Uma possível redução do preço pago por litro de leite pode inviabilizar a atividade do produtor de leite, que via de regra é um produtor familiar, com uma pequena propriedade, e parte fundamental na engrenagem econômica de pequenos municípios do interior do Brasil”, explicou o deputado federal.


A demanda chegou ao parlamentar através do diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda (Coopnoroeste/Lacbom), Mizael Barreto, e do diretor-vice-presidente Silvio Henrique, no início de fevereiro, em Araputanga, durante entrega de equipamentos do Governo Federal, com origem em emenda do ex-deputado Ezequiel Fonseca e destravados pelo deputado Dr. Leonardo.


Na ocasião, os representantes da Coopnoroeste/Lacbom explicaram o quanto a alta do dólar e o aumento das importações têm causado problemas para o setor e podem inviabilizar toda produção. O deputado Dr. Leonardo lembrou que já trabalhou, em 2020, para bloquear a importação de leite em pó da Austrália e garantiu empenho na pauta. “Os produtores da bacia leiteira podem saber que aqui tem um parlamentar que olha por você e que vai trabalhar pela melhoria da qualidade de vida no campo”, concluiu.


MATO GROSSO

Emanuelzinho recorre ao Ministério da Saúde para evitar fechamento do hospital Santa Casa

A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.


MEDIDAS PREVENTIVAS

SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia

As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.


SALTO DO CÉU

TCE derruba pregão que gerou polêmica após prefeitura impedir participação de empresa

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.