O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) levou informações ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a crise da cadeia leiteira, em especial para o produtor familiar de Mato Grosso, causada pela alta dos insumos básicos e queda do preço do litro do produto devido o aumento da importação, e cobrou soluções práticas do Governo Federal. A reunião foi realizada na quarta-feira (24), com o Secretário Executivo do Ministério, Marcos Montes.
“Alguma coisa precisa ser feita antes que seja tarde demais. E não vamos descansar enquanto os produtores de leite não forem atendidos, porque o que está em jogo é a viabilidade de toda produção leiteira por pequenos produtores no Brasil. Caso o preço do leite continue a cair, a economia das bacias leiteiras vai entrar em uma crise sem precedentes. O Governo Federal já ouviu outras vezes o clamor da população do campo e acredito que fará isso de novo”, afirmou Dr. Leonardo.
De acordo com o parlamentar, que é Coordenador do Grupo de Trabalho de Alimentação e Saúde para o Centro Oeste da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o dólar alto tem aumentado o custo dos insumos básicos para produção de leite, como a ração que tem base na soja e o milho, e a importação vem aumentando desde 2020, pressionando para baixo o preço do litro do leite.

“Uma possível redução do preço pago por litro de leite pode inviabilizar a atividade do produtor de leite, que via de regra é um produtor familiar, com uma pequena propriedade, e parte fundamental na engrenagem econômica de pequenos municípios do interior do Brasil”, explicou o deputado federal.
A demanda chegou ao parlamentar através do diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda (Coopnoroeste/Lacbom), Mizael Barreto, e do diretor-vice-presidente Silvio Henrique, no início de fevereiro, em Araputanga, durante entrega de equipamentos do Governo Federal, com origem em emenda do ex-deputado Ezequiel Fonseca e destravados pelo deputado Dr. Leonardo.
Na ocasião, os representantes da Coopnoroeste/Lacbom explicaram o quanto a alta do dólar e o aumento das importações têm causado problemas para o setor e podem inviabilizar toda produção. O deputado Dr. Leonardo lembrou que já trabalhou, em 2020, para bloquear a importação de leite em pó da Austrália e garantiu empenho na pauta. “Os produtores da bacia leiteira podem saber que aqui tem um parlamentar que olha por você e que vai trabalhar pela melhoria da qualidade de vida no campo”, concluiu.
Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento
O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.